Como cuidar da saúde mental no home office?

O home office ainda é uma realidade para alguns profissionais, mesmo para aqueles que já estão em modelo híbrido. Passado quase um ano de pandemia, ainda é preciso estar atento para que a rotina de trabalhar em casa não afete a sua saúde mental. Para que você tenha um cotidiano mais agradável, que tal adotar algumas táticas? A Merkator separou algumas dicas que vão te ajudar.

Planeje suas tarefas
Antes de começar qualquer tarefa, planeje-se e organize as demandas por prioridade. Tire todas as suas dúvidas com gestores e colegas para dar encaminhamento às atividades e arregace as mangas com tudo em ordem.

Evite distrações
Em horário de trabalho, é importante manter o foco. Às vezes é difícil, mas procure se manter alheio aos barulhos de vizinhos, evite checar a todo instante o celular. Pode ser tentador assistir TV, mas não é o mais indicado porque pode atrapalhar a sua produtividade.

Aproveite a pausa do almoço
As pausas são importantes e servem como um respiro para a mente, um descanso. Mantenha em home office o mesmo horário de almoço que você tem no trabalho presencial, isso ajuda a organizar uma rotina estável.

Estabeleça horários e crie momentos seus
É importante que você estabeleça os horários de trabalho e respeite os de descanso. Crie momentos seus assim que encerrar o expediente: desligue seu laptop, ouça música, aproveite o tempo para colocar a leitura em dia, quem sabe até mesmo cozinhar algo que você goste. O importante é definir limites e dividir o que é “profissional” do que é “pessoal”.

Mantenha as relações mesmo à distância
Manter contato com os colegas de trabalho ajuda a diminuir a sensação de isolamento. Continue trocando ideias, inclusive a respeito de amenidades como séries e leituras, isso fortalece os seus laços de coleguismo.

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